Aula-4 do Repertório de Aberturas contra 1.e4

.

Visualizador de PartidasArquivo PGN

.

MF Luciano Maia

1.e4 c5 2.Cf3 e6 3.d4 cxd4 4.Cxd4 Cf6 5.Cc3 Cc6 6.Cdb5…sem 7.a3

As linhas que analiso no material de hoje são talvez as variantes mais complicadas na Siciliana 4 cavalos!

No entanto, as negras conseguem boa posição em todas estas variantes, e por isto, se bem estudadas estas linhas, as negras não terão o que temer!  Mas chamo a atenção de vocês para o fato de que estas variantes geram posições terrivelmente complicadas! Por isto, devemos estudar com muita atenção estas variantes, a fim de evitarmos eventuais dores de cabeça!

Em Teoria-1, eu cubro o sedutor xeque de Cavalo em d6! Em praticamente todo lugar onde este xeque é mencionado, são feitas citações bastante superficiais, que limitam-se em dizer que as negras estão bem!

No entanto, basendo na minha própria experiência pessoal, onde me deparei com este xeque, eu digo que as coisas não são tão simples assim! As negras de fato obtem boa posição, no entanto devem jogar com precisão!  O fato do Rei negro estar no centro obviamente faz com que as negras necessitem jogar com um certo cuidado.

Notem que nesta variante, o “lance libertador” d5, tão típico nas Sicilianas costuma ser nesta variante também a solução dos problemas negros!

Em Teoria-2, cubro a variante 7.Bf4, que é sem duvida nenhuma a variante mais complicada de toda a Siciliana 4 cavalos!

Em muitas posições, as negras irão ter que jogar com uma Torre a menos! No entanto, as negras terão em todas essas variantes uma fantástica compensação, que lhes conferem na maioria das variantes, uma posição no mínimo igual!

Na variante principal, que já deu margem a muita discussão, mais uma vez o Grande Mestre Vereslav Eingorn nos brinda com uma excelente idéia: O Lance 12…f5!? sem duvidas garante as negras excelentes prospectos, sem grande complicações!

Também incluo a titulo de curiosidade, uma partida onde me utilizo de uma das idéias mencionadas nesta aula de hoje, embora a partida não tenha sido sequer uma Siciliana!

Não faço comentários nesta partida pelo simples fato desta partida não ser nosso objeto de estudo, e sim uma mera “curiosidade”!

Contato

Consultas e sugestões podem ser enviadas diretamente ao MF Luciano Maia <[email protected]> ou postadas no campo de comentários abaixo.

2 comentários em “Aula-4 do Repertório de Aberturas contra 1.e4

  • 23 de agosto de 2012 a 13:41
    Permalink

    Prezado MF Luciano,

    Em se tratando de Siciliana, a variante Dragão saiu de moda? Há muito tempo não vejo nada nos sites e revistas sobre o assunto.

    Saudações,

    João Carlos Bechara

    Responder
  • 30 de agosto de 2012 a 17:20
    Permalink

    Oi João:

    Já fazem muitos anos que a Dragão não é uma variante “da moda” no xadrez da elite, mas ela tambem não é uma raridade!

    Jogadores como Carlsen, Topalov, Ivanchuck e Radjabov, entre outros, a jogam de vez enquando.

    E tem saído material interessante a respeito: Um excelente livro que saiu recentemente sobre o tema, um livro do Mestre Internacional e ótimo autor David Vigorito intitulado “Chess Developments: The Sicilian Dragon” da Editora Everyman chess. Se você se interessa por este assunto, te recomendo fortemente que compre este livro!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *