Como melhorar seu nível no xadrez

Se você joga xadrez por diversão, com seus amigos e na internet, e quer melhorar seu nível de jogo, o portal Xadrez Total te dá algumas dicas importantes:

Prática:

Sempre aliar a prática do jogo aos estudos. Se você estuda aberturas, praticar as aberturas é muito importante, e para isto, você pode usar a internet para jogar. www.chessclub.com

Livros:

Você pode comprar livros via internet www.mercadodoxadrez.com.br e estudar sozinho. Neste caso, seu progresso vai depender da sua força de vontade e disciplina.

Tática:

Estudar tática é o caminho para melhorar sua capacidade de cálculo.

Aberturas:

Hoje em dia, todos estudam aberturas. Se você não estiver preparado, pode ser surpreendido, e sua partida durar muito menos do que você imagina.

Finais:

Os finais são muito importantes, pois a maioria das partidas é definida nesta fase do jogo.

Estratégia:

Você precisa saber montar um plano e segui-lo. Para isto, vai precisar de estudos específicos.

Comparando o xadrez e a vida:

Estudar os finais é como estudar História. Se você estudou, já vai ter conhecimento que te permite compreender muitos outros assuntos!

Podemos comparar as aberturas à tecnologia. Sempre estão em evolução, e se você não estiver em dia, vai ficar para trás!

Estudar tática é como ir à academia de ginástica. Quanto mais você pratica, mais “forte” fica. Se ficar muito tempo sem ir, perde tudo que fez antes.

A grande dica:

A forma mais rápida e eficiente de melhorar o seu jogo, é fazendo aulas particulares de xadrez. Um professor de xadrez pode “mastigar” o conteúdo dos livros, ensinar em poucos minutos, o que você poderia demorar semanas para aprender em um livro, ou descobrir sozinho.

Neste caso, é importante checar se o professor particular de xadrez tem conhecimentos necessários.

Pergunte se ele joga ou já jogou torneios, se tem titulação na Federação Internacional de Xadrez [FIDE], onde ministra aulas ou já ministrou. Procure saber qual o envolvimento do seu professor de xadrez no mundo do jogo-ciência.

Quer ter aula de xadrez?

O portal Xadrez Total tem uma ampla equipe de professores particulares de xadrez. Desde grandes mestres até professores especialistas em xadrez para crianças, e atende em toda a Grande São Paulo.

Entre em contato

Um comentário em “Como melhorar seu nível no xadrez

  • 21 de outubro de 2016 a 09:38
    Permalink

    Otimas dicas e muito relevantes para a continuidade do meu projeto escolar, ficarei conectado e no aguardo de mais informações que possam me ajudar a melhorar minhas aulas com a garotada.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *