Entrevista com a Marcela Dias – BRA Feminino 2015

marcela_dias_rating

Quando você começou a jogar xadrez?

Aprendi a mexer as peças com 7 anos de idade, e o jogo desde então fez parte da minha vida, mas apenas jogava empurrando as peças sem saber muito o que estava fazendo.  Em 2013 decidi jogar meu primeiro torneio que foi o Campeonato Brasileiro Amador, sem nem imaginar como seria um torneio ao vivo, fiz minha inscrição, comprei as passagens e reservei hotel.  Um amigo, quando soube da minha inscrição, me aconselhou a fazer algumas aulas, antes do torneio, entrei em contato com o MI Marcus Vinicius Moreira Santos (Ovelha), e fiz duas aulas antes do Brasileiro Amador.  Essas aulas foram basicamente sobre arbitragem, emparceiramento e como funcionavam os torneios. Aprendi a usar o relógio de xadrez 30 minutos antes das minha primeira partida. Hoje lembro de quando tudo começou e é impossível não rir por dentro, eu estava perdida num mundo que ainda não conhecia.

Xadrez Marcela e Marcus

Quais os seus principais êxitos esportivos na modalidade?

O principal deles, com certeza foi a classificação para a Final de 2015.

Mas também comemorei ainda neste ano no Interclubes do Rio de Janeiro (meu primeiro torneio por equipes), fazer 5 pontos em 6 possíveis. E isso acabou me dando ânimo para jogar a semifinal em Blumenau, onde consegui a classificação.

Pelo pouco tempo que tenho jogando, não tenho muito o que listar, ainda estou comemorando pequenas vitórias ou empates com jogadores mais fortes.

Xadrez Marcela 2013

Qual é a importância do xadrez na sua vida? Você se dedica exclusivamente ao xadrez ou tem outra atividade atualmente?

O xadrez trouxe para minha vida uma das coisas mais importantes até hoje, um companheiro maravilhoso, um professor dedicado, e por vezes até exigente demais. Se não vierem mais conquistas, só por ter o Marcus ao meu lado, tudo já valeu a pena.

Trabalho com Instrumentação Industrial, e sempre me dediquei apenas ao meu desenvolvimento e crescimento profissional, o xadrez até então é apenas um hobby, uma distração para passar o tempo e aliviar tensão. Mas ultimamente, tenho dedicado um pouco mais de tempo para estudar e me aprofundar.

Xadrez Marcela 2015

Qual é a sua expectativa para a final do Campeonato Brasileiro Feminino 2015 no Espaço Xadrez Total? 

Ainda não conheço o EXT, mas pelas fotos, acredito que seja hoje um dos melhores locais para a prática do xadrez em São Paulo, minha expectativa é que seja uma bonita confraternização entre as jogadores e as outras pessoas envolvidas, com excelentes partidas.

marcela_dias_xadrez


Entrevista concedida à equipe Xadrez Total

final campeonato brasileiro feminino 2015

Veja mais informações sobre o Campeonamento Brasileiro Feminino em:

cover xadrez total

Um comentário em “Entrevista com a Marcela Dias – BRA Feminino 2015

  • 21 de janeiro de 2016 a 19:18
    Permalink

    Muito bom saber que xadrez é reconhecido.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *