Entrevista com o GM André Diamant

Nome: André Diamant
Título: Grande Mestre
Rating: 2494 [Fevereiro de 2012]

O portal Xadrez Total entrevista o grande mestre André Diamant, que atualmente mora em Lubock, Texas, Estados Unidos com sua esposa, a também exadrista Maraani Kamphorst e seu filho Isaac, de três anos.

Xadrez Total: Como surgiu  a idéia de se mudar de país ?

 GM André Diamant: A GM Susan Polgar me convidou pra jogar o Spice Cup em 2009 aqui na Texas Tech e durante o torneio começou o meu recrutamento. Minha esposa e todos no Brasil acharam o máximo a oportunidade de vir estudar aqui nos EUA e a ideia foi levada a diante.

Xadrez Total: Como está a vida nos Estados Unidos para o pai de família ?

GM André Diamant: Eu gosto bastante da vida de pai e ainda mais aqui nos EUA onde temos vários recursos que não teríamos no Brasil e ainda toda segurança que os EUA podem oferecer.. O Isaac fala em inglês na escola  e em português em casa.. hoje mesmo ele tinha festinha de Valentine´s Day  na escola com direito a dar e ganhar um presente de uma “gatinha” lá.

Xadrez Total: Como está a vida nos Estados Unidos para o grande mestre ?

GM André Diamant: A vida nos EUA pra um GM não parece as mil maravilhas. A concorrência aqui nos EUA é muito forte e é até difícil conseguir condições pra alguns torneios  abertos.

Xadrez Total: Conte-nos  quais foram os principais torneios que você ganhou ou foi bem, desde que se mudou para os Estados Unidos.

GM André Diamant: Depois que eu me mudei, o time da Texas Tech ganhou o Nacional Universitário (o titulo máximo que poderíamos obter) e eu modéstia a parte sempre fiz minha parte. Eu tenho duas plaquinhas de melhor tabuleiro em duas ocasiões.

Xadrez Total: Perguntaríamos “Como é o xadrez na Texas Tech” mas fomos surpreendidos com o anúncio da GM Susan Polgar de que ela vai se mudar, com todos os alunos e toda a estrutura de xadrez para a Webster, uma universidade em Saint Louis. Como você está vendo esta mudança ?

GM André Diamant: O xadrez na Texas Tech é muito bom! O time no momento esta composto por 5 GMs sendo eles por ordem de rating Giorgi Meier , Anatoly Bikhovsky , Elshan Moriababadi, Andre Diamant, Dennes Boros e ainda temos 2 mestres internacionais Faik Aleskerov e Vitally Neimer. Sobre a mudanca do time pra Webster , A nossa treinadora, a GM Susan Polgar recebeu uma proposta de levar o programa pra lá. Eu nao sei os números exatos mais foi uma proposta muito superior ao que oferece a Texas Tech pra todo o programa SPICE. A cidade lá é muito superior à Lubbock e tem um clube de xadrez que na minha opinião é o melhor clube de xadrez do mundo. Com certeza foi uma jogada de mestre que pintou em nossas vidas.

GM Diamant, Goldfarb, Maraani e a GM Susan Polgar

Xadrez Total: Depois de jogar duas olímpiadas de xadrez representando o Brasil, Dresden 2008 e Khanty Mansiysk 2010, o que mais gostou e o que menos gostou em cada uma delas ?

GM André Diamant: As duas olimpíadas foram grandes experiências na minha vida . Com certeza a que eu mais gostei foi a olimpíada de 2010 onde eu obtive  uma performance muito boa [6.5 em 8] e o Brasil alem de ter tido um time muito unido (nunca vi um time com tanta vontade)  que ganhando ou perdendo os matchs de tanta vontade e comprometimento “se estapeava”  no quarto pra melhorar cada detalhe.

Xadrez Total: Sabemos que você está estudando economia. Por que escolheu este curso e qual a relação do estudo de economia com o xadrez ?

GM André Diamant: Eu tinha que escolher uma carreira [risos] O curso de economia deve extrair o máximo das minhas qualidades e por isto foi escolhido.

Entrevista concedida a Vivian Heinrichs e Guilherme Maraes.

Um comentário em “Entrevista com o GM André Diamant

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *